Tipos de Resíduos Aceitos no Ecoponto

Ecoponto é o local adequado para o descarte correto de entulho e outros materiais. Pequenos volumes de entulho e móveis velhos não precisam ser deixados nas ruas, evitando multas e contribuindo para um ambiente mais limpo.

Confira o que é permitido levar aos ecopontos e os endereços dos pontos de entrega voluntária mantidos pela Prefeitura. Fez uma pequena obra em casa e não sabe o que fazer com o entulho que sobrou da reforma? Muitas vezes não é necessário contratar uma caçamba.

Para combater o descarte irregular de lixo (que é crime ambiental!), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), disponibiliza áreas para a deposição regular dos resíduos de construção e demolição de pequenos geradores (até 1m³), além de facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais.

Funcionamento e Materiais

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de:

  • Pequenos volumes de entulho (até 1 m³, equivalente a uma caixa d'água de mil litros)
  • Grandes objetos (móveis como sofás, armários, colchões; podas de árvores)
  • Resíduos recicláveis (papel, plástico, vidro, metal)
  • Pedaços de madeira
  • Eletrodomésticos quebrados

Nos Ecopontos, o munícipe pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo, garantindo a destinação correta. A Prefeitura de São Paulo busca continuamente aumentar o número de unidades disponíveis.

Este conteúdo foi adaptado do site da prefeitura de São Paulo, disponível em capital.sp.gov.br. Todos os créditos pertencem à fonte original.

Entrada de um dos Ecopontos de SP com caçambas para diferentes tipos de materiais e sinalização.